Vereador de Itanhaém pede análise de contaminação da areia do Suarão
segunda-feira, 12 de março de 2012O vereador em guia de Itanhaém, Milton Saldiba Passarelli de Campos Júnior, o Milton Gordo (PTB), vai solicitar à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) que colete material da Praia do Suarão para analisar possível contaminação da areia por esgoto. O suposto desrespeito ambiental teria sido cometido por funcionários de uma empresa contratada pela Sabesp que atuavam em um poço de visita.
O pedido faz parte do requerimento protocolado nesta terça-feira na Câmara e que será apresentado na próxima sessão legislativa, segunda-feira.
O documento cobra esclarecimento de uma situação presenciada pelo parlamentar, na última segunda-feira. Na ocasião, Milton Gordo registrou, com fotos e filmagem, os trabalhos de funcionários de uma empresa contratada pela Sabesp em um poço de visita localizado entre as ruas Aracy e Jaime Pinheiro.
“No último dia 5 de março, flagramos funcionários executando serviços nessas tubulações e jogando um material na areia que, supostamente, era o esgoto removido dos poços de visitas”, justifica o vereador.
Outro requerimento, também protocolado, será apresentado à Câmara para que seja expedido ofício ao prefeito João Carlos Forssell. A intenção é saber se a Prefeitura tem conhecimento da manutenção dos poços de visitas e de algum possível vazamento nas tubulações de esgoto.
Manutenção
O superintendente da Sabesp na Baixada, João Cesar Queiroz Prado, garante que não era esgoto o material visto na areia, segunda-feira. Esclarece que o serviço não tem relação com a retirada dos poços de visitas, que deve ser concluída até o final deste mês.
“Ali no Suarão está sendo feita a manutenção preventiva no poço de visita”, diz Prado. “É como se fosse a laje de um prédio. Temos de fazer a impermeabilização para evitar que entre areia, água do lençol freático”.
Conforme o superintendente da Sabesp, o material usado na impermeabilização é uma argamassa chamada “pó 2”, que é misturada com água. “E aí fica uma pessoa dentro do poço passando essa argamassa. E é isso que estava sendo feito no Suarão”.
Segundo ele, não existe risco de contaminação da areia.
Fonte: Jornal A Tribuna
Mais notícias sobre Itanhaem
- Trânsito de Itanhaém é alterado para a festa de fim de ano
- Itanhaém: Ladrões são presos no momento em que tentavam assaltar caixar eletrônico
- Verão 2014 de Itanhaém terá exposições, apresentações, danças e shows
- Passagem de ônibus sobe 8,7% em Itanhaém
- Secretaria de Habitação de Itanhaém recebe inscrições


