Itanhaém inicia campanha contra tuberculose hoje
segunda-feira, 7 de novembro de 2011A Secretaria Municipal de Saúde guia de Itanhaém realizará, entre os dias 7 e 18 de novembro, a Campanha contra a Tuberculose. Todas as unidades do Programa Saúde da Família e o Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) irão intensificar a busca ativa por pacientes que apresentem sintomas da doença.
As unidades e o CINI irão atender das 8 às 16 horas. Já no dia 17, será realizado o ‘Dia T’ da campanha. A coordenadora do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) de Itanhaém, Laura Castelo Branco Silveira, enfatiza a importância da campanha para o Município. “Às vezes, a pessoa não sabe que determinados sintomas são típicos da tuberculose. Nosso objetivo é atingir o maior número possível de pacientes”.
TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa vespertina; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Fonte: Jornal O Liberal
Mais notícias sobre Itanhaem
- Secretaria de Saúde de Itanhaém realiza Audiência Pública na próxima terça-feira (30)
- Itanhaém: Equipe Jorge Negretti apresenta o melhor do motocross na Praia do Sonho no dia 22
- Nove bairros de Itanhaém podem ter problema com abastecimento
- Moradores de Itanhaém podem se inscrever para 102 vagas no PAT
- Vandalismo em pontos turísticos causa prejuízos em Itanhaém


