Saúde pública amplia equipes em Itanhaém e Praia Grande
sexta-feira, 23 de novembro de 2012De olho no fim de ano e na próxima temporada de verão, a prefeitura de Praia Grande e a Prefeitura de Itanhaém contarão com reforço no quadro de funcionários na área da Saúde.
Na cidade de Praia Grande, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem e médicos engrossarão o quadro de funcionários do Pronto-Socorro Central, do Boqueirão, Quietude, e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Samambaia, de 23 de dezembro a 3 de janeiro.
O número de funcionários será definido em uma reunião, na próxima terça-feira, com membros da superintendência e da diretoria técnica do Complexo de Saúde Irmã Dulce, que é gerenciado pela Fundação ABC. Já no PS Quietude, o acréscimo será de 30%.
O aumento do efetivo que irá trabalhar nas três unidades tem em vista o acréscimo da população flutuante. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas passem o Natal e o Réveillon no Município.
De acordo com o superintendente do Complexo de Saúde do Irmã Dulce, Inácio Lopes Júnior, nos dois últimos feriados prolongados, o número de atendimentos aumentou em cerca de 5% no PS Central e na UPA. Esse índice, no entanto, não serve de parâmetro quando a projeção se refere ao final do ano. “Nosso teste mesmo vai ser no Natal e no Ano-Novo”.
Com relação à quantidade de enfermeiros, Lopes Júnior adianta que o quadro terá aumento de, pelo menos, 20%. “Na reunião, definiremos a escala de médicos.”
Conforme o superintendente do Irmã Dulce, o pico de assistência nessa época costuma ser das 19 às 23 horas, período em que deverá se concentrar o maior volume de profissionais no PS Central e na UPA do Samambaia.
O maior número de atendimentos, segundo Lopes Júnior, é verificado na Clínica Médica, seguido pela Traumatologia e Ortopedia. “Na clínica médica, atendemos acidentes domésticos, intoxicações alimentares, afogamentos. Na traumato-ortopedia, são os acidentes de motos e de carros.”
As cirurgias eletivas poderão ser suspensa na última semana de 2012. Outra ação definida foi a suspensão de férias de funcionários e equipes ligadas à assistência hospitalar e de pronto-socorro, as quais trabalharão com escalas completas.
Itanhaém
Em Itanhaém, serão contratados mais 24 médicos especialistas para trabalhar na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) João Molina Cervante, no Centro.
Serão admitidos 15 clínicos gerais, oito pediatras e um emergencista para trabalhar 24 horas, todas as quartas-feiras. A Secretaria Municipal de Saúde também está recebendo currículos de profissionais de outras áreas da Medicina para cadastro reserva.
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia): carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM), PIS, RG, CPF e comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas com a diretora da unidade, Ana Claudia, pelos telefones 3421-1700 ou 9742-2781, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A UPA fica na Rua Expedicionário Poitena, 21.
Fonte: Jornal A Tribuna


