Moradores de Itanhaém poderão se cadastrar para doar medula óssea
sexta-feira, 11 de novembro de 2011No próximo dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde guia de Itanhaém realizará o cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A ação irá acontecer no Ginásio Benedito Calixto, situado na Rua Leopoldino de Araújo, s/nº, Centro, das 9 às 17 horas.
Para se cadastrar, é preciso preencher uma ficha e realizar a coleta de amostra de sangue, que passará pelo exame de compatibilidade da medula óssea. Os dados genéticos serão cadastrados no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea no Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Os doadores devem ter entre 18 e 60 anos de idade e pesar mais que 55 quilos . É válido ressaltar que o doador não pode ter tido hepatite; ser dependente de insulina; ter feito quimio ou radioterapia; ou ser portador do HIV.
A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Madu-Medula, de Presidente Prudente; Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília e as Faculdades de Enfermagem e Medicina da Unoeste de Presidente Prudente.
Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (13) 3427-8142.
Medula Óssea
A medula óssea é o conjunto de células responsáveis pela produção dos elementos do sangue, estando na corrente sanguínea e alojada no interior dos ossos. De acordo com dados do Grupo Madu-Medula, a probabilidade de se encontrar uma pessoa compatível entre os indivíduos é de uma para 100 mil. Desde o início da parceria, já foi efetuado o cadastro de cerca de 70 mil doadores, e já houve diversos casos de compatibilidade.
Fonte: Jornal A Tribuna
Mais notícias sobre Itanhaem
- Hospital de Itanhaém terá número de leitos ampliado
- Itanhaém registra alta no preço de imóvel usado
- Itanhaém: Grupo Conviver Terceira Idade conquista três medalhas nos Jogos Regionais do Idoso
- Ladrão atira na própria perna durante assalto em Itanhaém
- Polícia cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Itanhaém