Itanhaém está entre as cidades que tem mais grávidas em SP
quinta-feira, 28 de julho de 2011Um levantamento divulgado ontem pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a pedido da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que a Região Metropolitana da Baixada Santista tem o maior índice de fecundidade comparada às regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.
O indicador para a taxa de fecundidade na região chega a 1,79. Entre as comparadas, a menor taxa está em Campinas, com índice de 1,57.
Os dados de 2009 mostram também que a região tem o maior percentual de mulheres que engravidaram com menos de 20 anos. O índice chega a 16,43%. Entre as pesquisadas, 25% têm menos de oito anos de estudo, de acordo com o documento.
Para a Secretaria de Saúde, apesar de a região apresentar índices mais elevados em comparação com as demais regiões metropolitanas, os números acompanham a média do Estado, cuja taxa média de fecundidade é de 1,70 filho por mulher.
Outra perspectiva positiva apontada pela secretaria está na comparação entre os índices registrados em 2000 e os mais recentes, de 2009. Em 2000, a taxa de fecundidade na região estava entre 2,10 e 2,50. Nove anos depois o indicador diminuiu para 1,79.
De acordo com a análise, a diminuição de fecundidade foi particularmente intensa entre as mulheres mais jovens, com idade até 30 anos.
A Diretoria Regional de Saúde de Santos (que atende às cidades de Bertioga, Cubatão,cidade Itanhaém, Mongaguá,Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) informou, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Saúde, que trabalha em programas de capacitação de profissionais e conscientização de adolescentes para evitar a alta de fecundidade entre as menores de 20 anos.
Desde julho de 2007 a Secretaria da Saúde do Estado reforça a ação do Ministério da Saúde na distribuição de preservativos, DIUs e anticoncepcionais de emergência.
Os programas incluem trabalho de conscientização nas escolas, orientação sobre uso de métodos contraceptivos e distribuição desses materiais, de acordo com a secretaria.
Fonte: Portal Band



Lógico que as mulheres engravidam!!!Não tem planejamento familiar e emprego! O SR SEM VONTADE do prefeito quer o que? Só encher a conta bancária e maquiar a situação real da cidade, gerações da familia dele já estão no comando a muito tempo! Faz uma obra aqui, outra ali.CHEGA PREFEITO!!!!! Estou cheia dessa cidade por causa do seu mandato. Nunca vai chegar perto, pelo menos de São Paulo que bem ou mal, cria a cada dia mais oportunidades.Cidade suja e atrasada. Enquanto o sr fulaninho abre loja própria, restaurante e etc para você e seus puxas sacos ladrões. Tenho esperança que um dia os próprios lhe derrubem!!! VAI TRABALHAR. Adoro a cidade pela natureza, que é o que sobra. Mas em relação de sobrevivência se depender do prefeito muitos morrem de fome. Sem emprego fixo, porque os poucos que dão empregos, exploram trabalhar 12 hs a 15 hs para ganhar 20r$ a 35r$. Isso é sacanagem, safadeza. Estou esperando até agora uma Agente de Saúde na minha casa! Funcionário é mal pago e não ajuda ninguém.