Itanhaém deve implantar Zona de Processamento de Exportação
terça-feira, 3 de julho de 2012A cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, deve implantar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O projeto está em fase de análise pelo Governo Federal e de acordo com a secretaria Desenvolvimento Econômico da cidade, ela é estratégica pois pode aumentar a eficiência operacional do Porto de Santos e torná-lo mais competitivo.
As ZPEs são distritos industriais onde as empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados, com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo, ficando 20% da produção vendida no mercado doméstico.
A área deve ser implantada no Bairro Cibratel, em uma propriedade com 400 hectares na altura do Km 330 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. O investimento inicial é orçado em R$ 28,7 milhões, e o valor será custeado integralmente pela iniciativa privada, incluindo a elaboração de projetos e estudos ambientais, infraestrutura urbana e construção civil.
As ZPEs existem no mundo todo. Em estudo recente, o Banco Mundial contabilizou a existência de cerca de 2.650 zonas francas/ZPEs, instaladas em 135 países, que oferecem mais de 68 milhões de empregos diretos e geram mais de U$ 500 bilhões de receitas cambiais líquidas (exportações menos importações).
Fonte: G1



maravilha