Itanhaém define plano emergencial para reduzir impacto das chuvas
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012Guia Itanhaém definiu nesta quinta-feira um Plano Emergencial de Contenção contra Enchentes. Ficou acertado que a Defesa Civil vai centralizar os trabalhos, em conjunto com a Guarda Civil Municipal. O órgão ainda vai monitorar os índices de chuvas e mapear as áreas de risco de inundações.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Governo, Silvio Lousada. Ele afirma que a Defesa Civil do Estado e o Ministério da Integração Nacional (pasta responsável em formular planos de combate à tragédias) já foram contactados.
As previsões meteorológicas apontam para chuvas intensas para os próximos dias, o que pode colocar Itanhaém sob risco de inundações. Segundo o Climatempo, há a possibilidade de fortes pancadas de chuva entre esta sexta e terça-feira. O volume de água esperado pode ultrapassar 50 milímetros/dia, o que é até cinco vezes superior à média de um dia chuvoso.
Itanhaém é cortada por 912 quilômetros de rios. Alguns próximos a áreas urbanas, como o Rio do Poço, que percorre cerca de 14 quilômetros e passa por 30 bairros até desaguar no Rio Itanhaém.
Os bairros nessas regiões foram loteados quando não havia o Código Florestal, que proíbe a construção de residências em áreas até 30 metros do leito dos rios. Embora sejam devidamente regularizadas, por ter sido erguida antes da legislação ambiental, as moradias dificultam o escoamento durante a cheia dos rios.
Outra dificuldade para dar maior vazão às águas dos rios é a geografia de Itanhaém. O Município, assim como a maioria das cidades da Baixada Santista, tem o relevo plano, o que dificulta a drenagem.
Ações
No encontro desta quinta-feira ficou decidido que a Secretaria de Governo produzirá folhetos informativos para a população, irá afixar faixas em pontos de maior risco e ainda levará um carro de som com alerta para os residentes nos bairros onde há maior risco de inundações.
O prefeito João Carlos Forssell afirma que trabalhos para minimizar os impactos das chuvas foram realizados. “Estamos nos preparando durante todo o ano passado para esta temporada de verão, investindo na limpeza dos rios e drenagem das ruas. Itanhaém tem uma grande bacia hidrográfica, e uma parte dela corta a área urbana, o que afeta diretamente os munícipes que moram próximos destas áreas”.
O secretário de Serviços e Urbanização, Vinícius Camba, afirma que foram feitas a drenagem e desobstrução de tubulação. As ações se concentraram em bairros próximos a rios e valas.
Fonte: Jornal A Tribuna
Mais notícias sobre Itanhaem
- PAT Itanhaém oferece dezenas de vagas de emprego
- Itanhaém recebe inscrições para curso de dança de salão até dia 29
- Governo estuda criar "nova Imigrantes" que ligará Itanhaém a Parelheiros
- Itanhaém: Morador que deixar entulho em vias públicas pode ser punido com multa
- Festa de Nossa Senhora da Conceição mobiliza centenas de fiéis em Itanhaém