Lixo se acumula em Itanhaém após dias de greve
segunda-feira, 14 de maio de 2012Há alguns dias em greve, os cerca de 60 lixeiros que trabalham para a Transpolix Ambiental, terceirizada da Prefeitura de Itanhaém, ainda esperam o pagamento dos salários atrasados. Enquanto isso, o lixo se acumula nos bairros atendidos pela empresa, diz o presidente do Sindicato dos Empregados de Limpeza Urbana, Paulo Roberto Dias. “Está uma calamidade. Há muito lixo”, comentou na última sexta-feira.
Além dos salários, a categoria aguarda o pagamento do FGTS dos 29 funcionários demitidos em março. Os empregados da Transpolix já haviam paralisado os serviços no dia 24 de abril. Dois dias após interromper a coleta de resíduos na Cidade, eles aceitaram retomar as atividades com a promessa de que seriam pagos todos os benefícios atrasados, mas o acordo não foi cumprido.
Com a greve, dos cinco caminhões que fazem a coleta, somente um está na ativa desde quarta-feira. No início da greve, por meio de sua assessoria de impresa, a Prefeitura informou que a Secretaria de Seviços e Urbanização iria assumir a coleta da área de cobertura da Transpolix, responsável pelo serviço na metade dos bairros.
Imagens registradas pelo fotógráfo Walter Mello, nesta quinta-feira, mostram o lixo tomando conta da calçada, na Avenida Lydia, na Vila Loty e também no Jardim Suarão. Procurada por A Tribuna On-line, a Prefeitura se manifestou no final desta manhã.
Segundo a assessoria de imprensa, a empresa Lara é a responsável pela coleta de lixo que compreende os bairros da divisa com Mongaguá até o Rio Itanhaém, não havendo qualquer relação com a greve dos funcionários da outra empresa Transpolix, que executa o serviço na outra metade da Cidade, entre o Rio Itanhaém até a divisa com Peruíbe.
Ao mesmo tempo, esclarece que o lixo que aparece na Avenida Lydia, na Vila Loty, já foi recolhido. Neste bairro, a coleta é feita três vezes por semana.
Fonte: Jornal A Tribuna
Mais notícias sobre Itanhaem
- Saiba quais as condições das praias de Itanhaém para banho de mar
- Governo Federal avalia Aeroporto de Itanhaém como apoio na Copa 2014
- Começam inscrições para processo seletivo em Itanhaém
- Mudas nativas da Mata Atlântica vão enfeitar praças da Cidade de Itanhaém
- Iniciativa do Legislativo vai proporcionar mais investimentos para Itanhaém



Poxa acabo de mudar para a cidade e a primeira paisagem que vejo quando abro o portão de minha casa no Cibratel II , são os sacos de lixo.Que chato!