Estudantes de Itanhaém aprontam no Itararé (SP)
segunda-feira, 15 de agosto de 2011As ondas não ajudaram neste sábado, mas o décimo sexto A Tribuna de Surf Colegial teve início nas ondas da praia do Itararé, São Vicente (SP).
As finais da primeira etapa do circuito acontecem neste domingo a partir das 9:30 horas, e definem os vencedores das categorias Júnior (sub-18), Mirim (sub-16), Iniciantes (sub-14) e Feminina (sub-18), além da definição da melhor escola.
Neste sábado, a competição começou com 100 alunos de 59 escolas da Baixada Santista e para o domingo ficaram os 24 melhores, seis em cada categoria. “Contamos com a compreensão de todos e decidimos realizar as disputas, porque o fator mais importante neste campeonato é mostrar aos colégios a parte técnica, há o espírito entre equipes”, afirma Marcos Bukão, diretor técnico do Circuito,.
Das 16 edições do evento, esta é a primeira vez que uma etapa é realizada em São Vicente. Presente na competição, o prefeito da Cidade, Tércio Garcia, destacou o número de praticantes da modalidade no município.
“O surf é o esporte mais praticado em São Vicente, junto com o futebol. Por isso, é muito gratificante receber este campeonato, que tem uma história de incentivo a educação e ao esporte. Esperamos que esta realização se repita por outras vezes aqui”, declara o prefeito.
No Circuito A Tribuna de Surf, os colégios guarujaenses Adélia Camargo Corrêa e Don Domênico, têm nove e cinco títulos do torneio, respectivamente. E mais uma vez, as escolas prometem brigar pela conquista, principalmente pelos destaques que trouxeram para o torneio.
Pelo Adélia, Victor Bernardo, na Iniciantes, Edgard Groggia, na Mirim, e Mário Solera, na Júnior. E no Don Domênico, os principais nomes são Leonardo Guimarães, na Iniciantes, Marcos Corrêa e Gabriel André, na Mirim, e Yagê Araújo, na Júnior. E no sábado, o Don Domênico ficou na frente na pontuação geral, colocando cinco de seus seis atletas nas finais, seguido do Adélia e do Colégio Itá, de São Vicente.
Nas disputas individuais, o destaque ficou por conta do campeão dos dois últimos anos da iniciantes, Edgard Groggia, do Adélia Camargo, agora competindo na Mirim. Apesar das condições difíceis do mar, que registrou ondas de menos de meio metro, o surfista de 14 anos garantiu um 8.50 nas quartas-de-final.
“Não está fácil para mostrar o melhor desempenho no mar, por causa das condições ruins das ondas. Mas estou muito focado em garantir mais uma vitória no Circuito A Tribuna, desta vez na categoria Mirim”, diz Edgard.
Finalistas Para este domingo, já estão definidas as quatro finais. Na Feminina, estão na disputa Beatriz Costa, do Adélia, Bruna Lopes, do Rosélia Xavier, de Itanhaém, Julia Torsani, do Agenor de Campos, de Mongaguá, Tais Lopes, do Benedito Calixto, também de Itanhaém, Julia Santos, do Primo Ferreira, de Santos, e Iara Stela, do Don Domênico.
Na Iniciantes, disputam o primeiro lugar Vitor Mendes, do Adélia, Kauê Silva, do Hugo Santos Silva, de Guarujá, Jefferson Veiga, do Francisco Martins dos Santos, de Praia Grande, Kim Matheus, do Objetivo Santos, Leonardo Guimarães, do Don Domênico, e Derek Marcio, do Rene Rodrigues Moraes, do Guarujá.
Entre os Mirins, Marcos Corrêa e Gabriel André, do Don Domênico, Artur de Toledo e Luan Rosa, do Itá, Leandro Cruz, do Jardim Bopeva, de Praia Grande, e Edgard Groggia, do Adélia.
Completam as finais na categoria Júnior Gustavo Ribeiro, do Silvia Polastrini, de Itanhaém, Daher Vieira, do Abrahão Jacob Lafer, de Praia Grande, Manoel Júnior, do Domingos de Souza, do Guarujá, Cleberson Santos, do Balnedário das Palmeiras, de Praia Grande, Vitor Sodré, do Lucimara Jesus Vicente, do Guarujá, e Yagê Araújo, do Don Domênico.
Segundo Marcos Bukão, o tamanho das ondas dificultou o desempenho dos surfistas neste primeiro dia de competição. “As condições não estavam boas, mas é muito gratificante ver os atletas se esforçando e cada um fazendo o seu melhor. Além disso, em um campeonato como o A Tribuna de Surf Colegial, o que vale é o incentivo à educação, aliado ao esporte”, enfatiza Bukão.
Atrações Público e atletas podem se divertir com as atrações montadas junto ao palanque, como o surf mecânico (igual ao touro, só que com prancha de surf) e futebol de sabão. A organização também organizou no sábado brincadeiras como cabo de guerra, envolvendo também os espectadores.
Já o Royal Surf Friends, clube de amigos surfistas de São Vicente, formado há 40 anos, realizou uma clínica de surf, com aulas teóricas e práticas, além de palestras com temas ligados ao surf e meio ambiente.
Todos que participaram das atividades também concorrem ao sorteio de outra prancha Silver Surf.
Fonte: Portal Waves
Mais notícias sobre Itanhaem
- Mulher é presa com vários documentos falsos em Itanhaém
- Itanhaém: Programa Bairro a Bairro tem início no Suarão
- Itanhaém: Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Passarela de Anchieta são revitalizadas
- Novos moradores do Guapurá assinam contratos em Itanhaém
- Homem antes preso em Itanhaém queria pegar dados de candidatos do PAT


