Itanhaém: Fundo Social amplia parceria com a Polícia Militar dentro do Proerd
segunda-feira, 2 de maio de 2011O Fundo Social de Solidariedade está ampliando a parceria com a Polícia Militar de guia Itanhaém. Através da oficina Renda Rosa de geração de renda, o órgão está confeccionando 380 camisetas alusivas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental da rede municipal.
A presidente do Fundo, Vera Forssell, explicou que o Proerd, que também conta com o apoio da Secretaria de Educação do Município, busca mostrar para as crianças os riscos de se expor ao uso de drogas. “É uma iniciativa tão positiva, que as mulheres da oficina perguntaram como é que poderiam ajudar. Então, tivemos a ideia de confeccionar as camisetas para os formandos do curso. Ao mesmo tempo, elas colocam em prática os ensinamentos básicos de corte e costura que estão recebendo”.
O Fundo Social já colaborava com o Proerd em várias outras ações. E agora amplia essa parceria que continuará a ser desenvolvida nos próximos meses. “Estamos sempre procurando formas de colaborar com esse programa, pois sabemos de sua importância para formação dos futuros cidadãos que irão morar em Itanhaém”.
O policial militar José Messias Neto, que ministra as palestras em salas de aula, agradeceu a colaboração do Fundo. A próxima formatura está programada para o dia 26 de maio. “Essa missão de ajudar a educar jovens para o futuro é muito gratificante. E ver pessoas engajadas pelo mesmo ideal nos incentiva a continuar o trabalho”.
O curso do Proerd dura quatro meses e é voltado para estudantes da 4ª série do ensino fundamental. O conceito se baseia em um programa que foi desenvolvido nos Estados Unidos, que também buscava incutir nos jovens a orientação e prevenção ao uso de entorpecentes. “Há também noções de cidadania e respeito aos valores da família, que são fundamentais dentro desse processo de aprendizagem”.
O Programa Renda Rosa atende hoje 20 mulheres que participam de cursos semi-profissionalizantes de corte e costura. A proposta consiste em dar a essas mulheres uma oportunidade para gerar renda para suas famílias. “O retorno dessa oficina tem sido muito positivo”, concluiu Vera Forssell.
Fonte: Prefeitura de Itanhaém


