Aeroporto de Itanhaém entra em nova etapa de expansão de atividades
quarta-feira, 19 de junho de 2013O Aeroporto Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, na cidade de Itanhaém, mantido pelo Departamento Aeroviário do Estado (Daesp), será incluído em um programa estadual de concessões de aeródromos à iniciativa privada. O anúncio foi feito na última segunda-feira (17) pelo governador Geraldo Alckmin, durante visita a cidade de Campinas. Não foram informadas as datas de início e término das concessões.
O projeto de concessão foi realizado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes na Cidade Itanhaém (SLT), e encontra-se em estudo pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para dar continuidade ao programa. O Daesp, que administra estes aeroportos desde 1981, coordena todo o processo de transição. O projeto foi apresentado para o Programa Estadual de Desestatização (PED), que visa à privatização de empresas estatais. Nova reunião do PED para discutir o assunto está programada para julho.
O aeroporto itanhaense serve, por exemplo, a pousos e decolagens de helicópteros que levam trabalhadores a plataformas da Petrobras – as de Merluza (a 184 quilômetros da costa paulista) e Mexilhão (320 km), onde se produzem gás natural e petróleo.
O processo começará com a concessão de cinco aeroportos regionais de São Paulo. Além do de Itanhaém, fazem parte do plano os de Ubatuba (Litoral Norte), Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista. Todos serão concedidos num único pacote e destinados à aviação executiva, segundo o governador. Dos 31 aeroportos subordinados ao Daesp, o Estado prevê conceder 19 à iniciativa privada, um investimento estimado de R$ 1,6 bilhão, dentro do programa do Governo Federal de fomentar a utilização de pistas regionais.
Fonte: Diário do Litoral
Mais notícias sobre Itanhaem
- Museu Conceição de Itanhaém é opção para passeio no Centro Histórico
- Itanhaém: Forssell assina termo de adesão do Sistema Integrado de Licenciamento
- Itanhaém registrou 8 casos de dengue em 2013
- Em Itanhaém, classificação de praias é boa em 2010
- Itanhaém: Prazo para isenção de multa para débito de Contribuição de Melhoria encerra dia 30


