Sobre Itanhaém

Cidade de Itanhaém

Itanhaém é um município do estado de São Paulo, segundo município mais antigo do Brasil, integrante da Região Metropolitana da Baixada Santista, que dá seu nome a uma microrregião. A população estimada em 2006 era de 91.153 habitantes e a área é de 599,017 km², o que resulta numa densidade demográfica de 134,19 hab/km².

Estância balneária

A Cidade Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Turismo

É um dos mais antigos municípios brasileiros, criado em 1532 com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, foi durante certo período a sede da antiga capitania de São Vicente.

A Cama de Anchieta é uma formação rochosa que, segundo reza a lenda, por seu desenho plano escavado pela ação do mar e pelo vento, no costão da Praia dos Sonhos, em Itanhaém, tornou-se o local preferido do beato jesuíta José de Anchieta, para passar horas e horas descansando e encontrar inspiração para compor versos e poemas, em suas andanças pela região.

O local atrai milhares de visitantes chamando a atenção por sua beleza natural e pela deslumbrante vista em direção ao mar, da costa e dos morros que circundam o local.

Para facilitar o acesso há uma passarela (apesar do caminho também poder ser feito pelas escorregadias pedras da costeira) construída com verba doada pelo governo das Ilhas Canárias, comunidade autônoma da Espanha e pela administração de San Cristóbal de La Laguna, município onde nasceu Anchieta. A obra facilita e permite o acesso até mesmo de pessoas com grandes dificuldades de locomoção.

Recentemente o equipamento turístico foi escolhidos pelos internautas, em uma pesquisa feita pelo jornal A Tribuna de Santos, como uma das nove maravilhas da Região Metropolitana da Baixada Santista, ao lado de conhecidos atrativos regionais como a orla da praia de Santos e a Ponte Pênsil em São Vicente.

Mais uma prova de que não é em vão que milhares de munícipes e turistas fazem questão de conferir o local onde Padre José de Anchieta meditava e se inspirava durante o período de catequização pelo litoral paulista.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Itanhaém .

Blog do Guia da Cidade de Itanhaém

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

Ilha Comprida, São Paulo, Peruíbe, Mongaguá e Praia Grande

Dados Principais sobre Itanhaém

Aniversário: 22 de abril
Fundação :
1532
Gentílico:
Itanhaense
Area:
599,017 Km²
População
87.338 hab. (2009)
IDH 0,779 - médio
Prefeitura Itanhaém
Região metropolitana Baixada Santista

Brasão de Itanhaém
Brasão de Itanhaém

Bandeira de Itanhaém
Bandeira de Itanhaém

Vídeo sobre a cidade de Itanhaém
Vejamais vídeos sobre a Cidade de Itanhaém

Mapa Itanhaém

 

Moradores ilustres de Itanhaém

 

   

  Sobre o EncontraItanhaém
Fale com EncontraItanhaém
Anuncie no EncontraItanhaém
Cadastre sua Empresa no EncontraItanhaém (grátis)



Termos EncontraItanhaém | Privacidade EncontraItanhaém


Bandeira de Itanhaém